CRIME AMBIENTAL: PINTINHOS COLORIDOS SÃO VENDIDOS EM ILHÉUS

Postado por Editor em 1 de junho de 2014 – 13:40 -

A novidade no comércio informal de Ilhéus é a venda de pintinhos coloridos. A comercialização dos pequenos animais já foi flagrada na Avenida Lotus, no bairro Nelson Costa.

Os grupos que lutam pelos direitos dos animais abominam a prática. Os pintinhos, machos,  são adquiridos em granjas. Eles foram rejeitados por não servirem  para a produção de ovos.

Os pintinhos costumam ser coloridos através do uso de tintas tóxicas, que provocam, em muitos casos, cegueira e obstrução das vias respiratórias dos animais. Por conta disso, muitos morrem em poucos dias.

Em Ilhéus, a vendas dos pintinhos coloridos acontece no meio da rua, com vários animais expostos em uma caixa de papelão. No Brasil, maus tratos aos animais é considerado crime ambiental.

Comercialização de pintinhos coloridos no Nelson Costa. (Foto: André Moura/O Tabuleiro)

Partilhar

Postado em Ilhéus |

ILHÉUS: PASSAGEM DE ÔNIBUS TERÁ NOVO VALOR NO DIA 8

Postado por Editor em 1 de junho de 2014 – 10:30 -

pass

A passagem de ônibus em Ilhéus passará de R$ 2,40 para R$ 2,60 a partir do próximo domingo, dia 8.

Conforme publicamos anteriormente, o prefeito adiou o reajuste programa para hoje, devido a “questões burocráticas”, segundo explicou o próprio gestor.

O aumento na tarifa deve vir acompanhado de melhorias na prestação do serviço de transporte, como: renovação da frota, criação de nova linha circular, implantação de bagageiros em veículos de algumas linhas do interior, duas novas linhas para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Salobrinho, espaço de descanso de motoristas e cobradores no terminal urbano, instalação de GPS em 100% da frota de ônibus e implantação de painel, tipo telão, no Terminal Urbano, com informações gerenciais online do sistema de transporte.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

WALDENY ANDRADE LANÇA “VIDAS CRUZADAS” EM ILHÉUS

Postado por Editor em 31 de maio de 2014 – 17:00 -

jornalista e escritor Waldeny Andrade

jornalista e escritor Waldeny Andrade

Na próxima quinta-feira (5), às 18h30, o jornalista e escritor Waldeny Andrade lançará o livro “Vidas Cruzadas – Confissões de um enfermo”, no Restaurante Vesúvio, em Ilhéus. O autor concederá uma sessão de autógrafos. 

A Ilhéus da década de 1950 é o cenário da obra. A narrativa alterna realidade e ficção, e assume características autobiográficas. O livro foi editado pela Via Litterarum.

“Vidas Cruzadas” narra episódios do início das atividades do autor como jornalista. Os fatos são rememorados pelo personagem Altamirando Gouveia da Silva, que, durante 64 longos dias, permaneceu internado com problemas coronários num hospital de Salvador. (Blog do Gusmão)

Partilhar

Postado em Ilhéus |

ILHÉUS: AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS PODE SER ADIADO

Postado por Editor em 31 de maio de 2014 – 13:01 -

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, o aumento da passagem do transporte coletivo em Ilhéus, neste domingo (1), pode ser adiado.

Segundo o gestor, por conta de “questões burocráticas”, o reajuste de 20 centavos nesta data ainda não está confirmado.

O ilheense só terá a confirmação do aumento amanhã.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

ACUADO, JABES PROMETE MELHORIAS AO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

Postado por Editor em 31 de maio de 2014 – 12:29 -

Um protesto que estava programado para acontecer hoje (31), no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, foi cancelado pelos moradores.

Ao saber da realização do ato, o prefeito Jabes Ribeiro entrou em contato com líderes locais, informando que vai providenciar, o mais rápido possíveil, melhorias no bairro, especialmente no que diz respeito à manutenção das vias de acesso.

Agora é só esperar…

Partilhar

Postado em Ilhéus |

PREFEITURA DE ILHÉUS SELECIONA PROFESSORES SUBSTITUTOS NA SEGUNDA-FEIRA

Postado por Editor em 31 de maio de 2014 – 0:53 -

A Prefeitura de Ilhéus publicou edital de seleção pública simplificada para contratação de 38 professores substitutos das áreas de Matemática, Letras, Ciências e Educação Física e educação infantil.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, 2 de junho, e encerram na quarta-feira, dia 4, podendo ser realizada pelo candidato interessado ou por meio de procuração pública, exclusivamente na Secretaria Municipal de Educação, situadana Av. Soares Lopes, nº 840, Centro, Ilhéus, Bahia, no horário de 9 às 11 horas e das 14 às 17h30.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: currículo vitae, devidamente comprovado, inclusive experiência na docência da Educação Infantil e nas áreas específicas; ficha de inscrição preenchida e assinada; diploma ou certificado de Licenciatura em curso de Pedagogia ou Normal Superior para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e EJA e Graduação nas áreas específicas, conforme requisito da função.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

TERRORISMO: BOMBA EXPLODE DENTRO DE ÔNIBUS EM ILHÉUS

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 13:29 -

Por volta das 13h20 dessa sexta-feira (30), um grupo ainda não identificado arremessou uma bomba junina dentro de um micro-ônibus da empresa São Miguel, que fazia linha Banco da Vitória, em Ilhéus.

O veículo estava parado no centro da cidade (próximo ao supermercado Delta).

Com a explosão, uma das passageiras desmaiou, sendo socorrida por pessoas que estavam no ponto de ônibus. O desespero foi geral.

A polícia foi acionada e o veículo ainda se encontra parado. Nenhum outro passageiro ficou ferido. Mas informações em breve.

Atualização:

A policia Militar esteve no local e conseguiu identificar o autor do “atentado”: um estudante do Colégio Modelo de Ilhéus. Ele estava acompanhado de 4 colegas. Todos seguiram para a delegacia.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

DEPUTADA VOLTA A COBRAR AÇÕES CONTRA DEMARCAÇÃO DE TERRAS NO SUL DA BAHIA

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 11:49 -

Demarcação 1

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na tarde desta quinta-feira (29) de uma sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Ilhéus onde voltou a cobrar dos governos estadual e federal medidas concretas para resolver os conflitos de demarcação de terras nos municípios e Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória.

De acordo com a parlamentar, o conflito gerado pelo processo de demarcação, retirando mais de 47 mil hectares de terras produtivas dos pequenos agricultores para entregar a supostos índios, é um problema de toda a região, daí a necessidade também do envolvimento de toda a comunidade regional, incluindo prefeituras desses municípios, câmaras de vereadores, órgãos, associações, entidades e clubes de serviços.

Ângela Sousa conclamou toda a comunidade regional para que entre na luta junto com os deputados federais e senadores para que seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 que atribui ao Congresso Nacional a competência exclusiva para aprovar a demarcação das terras tradicionalmente pelos índios e ratificar as demarcações já homologadas.

Leia mais »

Partilhar

Postado em Ilhéus |

MORADORES DO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA VÃO PROTESTAR

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 10:56 -

Após um acidente fatal ocorrido ontem (29), no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, os moradores da localidade irão interditar a saída do Ceplus, por tempo indeterminado. Os moradores acreditam que as más condições das vias de acesso do bairro contribuíram para o acidente, envolvendo um menor de idade. O horário do início do protesto não foi informado.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

RONALDO DIZ QUE POLÍCIA DEVE ‘BAIXAR O CACETE’ EM VÂNDALOS NOS PROTESTOS

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 8:06 -

Ronaldo defendeu que a polícia deve “baixar o cacete” nos vândalos que participam de protestos contra a Copa do Mundo.

O ex-jogador, que é integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador do Mundial, disse nesta quinta-feira que quem se infiltra nas manifestações para promover quebra-quebra e confusão deve ser preso.

“Vamos separar os vândalos e os mascarados. Na minha opinião, tem de baixar o cacete neles, prender todos eles e tirar das ruas”, disse o Fenômeno em sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo.

Ronaldo voltou a afirmar que está insatisfeito com o atraso nas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo, mas acredita que uma possível participação sua em manifestações nas ruas causaria confusão por causa do assédio dos fãs e não atingiria os seus objetivos.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

HOSPITALIZADA EM ILHÉUS, MENINA MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 7:41 -

Uma menina de seis anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica ontem (quinta, 29). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a criança morava em Itabuna, no bairro Banco Raso, mas estava hospitalizada em Ilhéus.

A secretaria informou que já tomou medidas de bloqueio nas imediações da casa da criança e que técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica fizeram pesquisas de campo na área em que ela residia e no trajeto que fazia de casa para a escola. Ó órgão afirma que foi encontrado um foco do mosquito em um esgoto situado nas proximidades da residência de familiares.

Segundo a secretaria, o órgão encaminhou amostra de sangue da menina para um laboratório em Salvador, a fim de confirmar a causa do óbito. O resultado deve ser divulgado em até 30 dias. (G1)

Partilhar

Postado em Ilhéus |

A PARTIR DE SEGUNDA, UFESBA OFERECE 720 VAGAS PELO SISU

Postado por Editor em 30 de maio de 2014 – 7:27 -

A Ufesba, Universidade Federal do Sul da Bahia, começa a funcionar em setembro com a oferta de 720 vagas, por meio dos bacharelados interdisciplinares.

Só podem concorrer à vaga quem fez o Enem do ano passado.Também é preciso se inscrever no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, procurando por “Ufesba”.

As inscrições no Sisu começam na segunda-feira, 2, e vão até quarta, 4, pelo site sisu.mec.gov.br. Não há cobrança de taxa.

As 720 vagas iniciais serão distribuídas pelos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Cada unidade de ensino oferecerá 240 vagas, sendo 120 pela tarde e a outra metade à noite.

A Ufesba oferecerá a vaga em cursos de bacharelados interdisciplinares. Somente após três anos de estudos o aluno poderá fazer um curso específico, como medicina, que será oferecido em Teixeira de Freitas.

Para fazer o bacharelado ou graduação específica, o aluno terá que passar por uma avaliação. O rendimento ao longo dos 3 anos contará na avaliação. O início das aulas na Ufesba está previsto para setembro deste ano.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

PROGRAMA COMÉRCIO TOTAL É LANÇADO EM ILHÉUS

Postado por Editor em 29 de maio de 2014 – 17:55 -

Paulo Ganem presidente da CDL participa do lançamento do Programa Comércio Total - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 29.05.14

O lançamento do Programa Comércio Total, que tem o propósito de unir empresários e empreendedores para o fortalecimento do comércio de Ilhéus, foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 29, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Avenida 2 de Julho.

A ação é promovida pela Câmera de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), e com o Sebrae.

Segundo o presidente da CDL, Paulo Ganem, as ações do programa incluem atendimento aos bairros, com campanhas, sorteios, promovendo oficinas de artesanato, e trazendo consciência ambiental com a utilização de material reciclável.

O projeto busca também alcançar os negociantes dos bairros do município.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

TEOTÔNIO VILELA SERÁ PALCO DO SÃO JOÃO DOS BAIRROS

Postado por Editor em 29 de maio de 2014 – 17:48 -

Projeto São João no bairro  -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus (3)

Após o sucesso da festa promovida no Alto da Conquista, no último dia 18, chegou a vez do Teotônio Vilela, localizado na Zona Oeste de Ilhéus, ser o grande palco do Projeto São João dos Bairros, no próximo domingo, 1º de junho, na Avenida Governador Paulo Souto.

Segundo a programação, o evento será aberto às 16 horas com a Eleição da Rainha do Milho.

Na sequência, o público terá a oportunidade de apreciar o desfile das quadrilhas juninas “Valentes Guerreiros”, “Forró do Dinossauro” e “Faísca de Fogo”. Por volta das 19 horas, terão início as apresentações da Banda Perfume de Madame e do cantor Nélio Jovita.

Além do palco principal, a festa conta com a instalação de barracas voltadas para a venda de comidas e bebidas típicas, ornamentação e outros acessórios.

Promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras de Ilhéus de Itabuna, onde a festa também é realizada, o projeto tem a proposta de resgatar as tradições juninas, preservando e fortalecendo a memória popular.

Partilhar

Postado em Ilhéus |

ACIDENTE FATAL NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

Postado por Editor em 29 de maio de 2014 – 13:12 -

ACIDENTE

Parte do corpo do garoto ficou preso no caminhão

No início da tarde dessa quinta-feira, dia 29, um trágico acidente chocou os moradores do Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus.

Um jovem do sexo masculino, ainda não identificado, e que estava numa bicicleta, teria perdido o equilíbrio e caiu debaixo de um caminhão “de cimento”, pertencente à empresa Polimix. O fato aconteceu nas proximidades do Supemercado Meira.

O jovem ficou preso na estrutura do veículo pesado, que estavava em movimento, esmagando quase que completamente o corpo, que devido ao seu estado, foi encoberto com uma lona, por moradores.

Os restos mortais do garoto ficaram espalhados pelo local. A polícia e o corpo de bombeiros foram acionados. (Imagem: Agravo)

Partilhar

Postado em Ilhéus |